-
Arquitetos: Sukunfuku Studio
- Área: 1678 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este centro de arte está localizado na encosta do Monte Castillo, cercado pela estrada sinuosa que levam às cavernas de mesmo nome. O programa exigia um volume relativamente grande, em um terreno de superfície complexa e imerso em uma paisagem de grande beleza.
Os espaços são agrupados em três blocos diferenciados: área de recepção e serviços, área de exposições e área restrita. Os três volumes são articulados e organizados em torno de um pátio central, que distribui e conecta os diferentes espaços.
O volume resultante, em forma de "C", enfrenta a inclinação natural do terreno, que fecha o edifício criando um "arquibancada verde". A montanha passa a fazer parte do programa, tornando-se protagonista e elemento articulador do edifício, convidando o visitante a sair para o exterior e atuando como uma extensão ao ar livre das atividades do centro.
Construtivamente, o edifício é dividido em dois blocos. A parte inferior é resolvida com paredes de concreto nas áreas que contêm o terreno, enquanto as fachadas que dão para o pátio e a área de acesso são principalmente envidraçadas.
Sobre essa base, apoia-se a cobertura de pedra calcária, que une os três volumes entre si, se dobra transformando-se em parte da fachada e gera no elevado um contraste cromático, de escala e textura. O edifício se integra e dialoga com o entorno natural que o rodeia, estabelecendo uma relação com a topografia, desagregando seus volumes para se adaptar ao ambiente.